Findado o primeiro dia de estágio no centro de saúde existem vários pensamentos na minha cabeça. Continuo a não perceber a questão dos elevadores avariados. Mas esse assunto já foi noutro post.
Mais uma vez vi-me confrontada com a inutilidade e falta de interesse dos professores da minha faculdade, nomeadamente os nossos orientadores de estágio. Não acho, de todo, normal que nos abandonem no centro de saúde, sem ninguém para supervisionar ou confirmar se o que estamos a fazer é certo ou errado. Pior que isso é que nem uma reunião tivemos para definir estratégias ou projectos ou o que quer que seja.
Teve que ser a enfermeira que dá vacinas e a psicóloga do centro a dizerem-nos a nós (mais facilmente conhecidas como as "meninas da saúde da visão") que existem bases de dados que temos que preencher, formulários que temos que confirmar com os professores se estão correctos antes de entregarmos os consentimentos nas escolas e depois temos que voltar com os mil papelinhos de avaliações para casa para depois a orientadora assinar para depois voltarmos à escola e entregarmos às criancinhas para elas entregarem aos respectivos encarregados de educação.
E promoção da saúde, prevenção da doença?... É suposto fazer alguma coisa ou não? O que é que temos que fazer para o dossier de estágio? Quantas horas temos que fazer, é que o programa diz que são 500 horas e tal mas pelas contas nem chegamos quase às 400 horas a ir lá todos os dias, excepto à sexta feira....? Epa eu sinceramente não sei, mas gostava de saber. Gostava que alguém me informasse.
E acima de tudo gostava que o meu orientador não me respondesse " vou por as coisas na plataforma em breve (=quando me apetecer, quando tiver tempo, quando faltarem dois dias para acabar o semestre) e têm até ao fim da semana para apresentarem a vossa proposta de investigação". Proposta do quê? Pensava que investigação era cadeira do 2º semestre e que neste tinha seminários. E há temas pré definidos ou temos que inventar aquilo que nos vier à cabeça? "Como é que a visão afecta a possibilidade de ser picado por uma abelha" parece-me um bom tema...!
Isto tudo para dizer que mais uma vez se vê a incompetência e falta de respeito e consideração que os Senhores Professores, Presidentes do raio que os parta e Sabedores do Mundo mostram pelas crianças ignorantes que estão a meses de se licenciarem que vão estar também de certo modo a vender a imagem deles e a profissão.
Sim realmente é muito boa ideia. Eu se mandasse gostava mesmo que os meus alunos andassem tipo baratas tontas perdidas no meio do nada, sem ninguém para os guiar e que me mandassem mails que eu respondia dubiamente e sem dizer nada de útil.
Os nomes deles com todas as suas habilitações e conhecimentos são maiores que o interesse que eles têm com o futuro do curso e dos alunos.